segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Os (muitos) furos na Douro Bike Race

Já foi falado nos dias do evento, e um destes dias, em conversa com um dos mecânicos presentes na prova, este mesmo tema veio á baila... A enorme quantidade (centenas) de furos durante o evento.
Ora bem, num evento de 4 dias, com aquela distância, tipo de terreno e com aquele número de inscritos, a coisa nem parece "mal de todo", mas o mais curioso destes estranho fenómeno, é que a grande, mas grande maioria dos furos, foram nos atletas possuidores de rodas 29". Temos o exemplo de dois deles, que no mesmo dia, esses mesmo dois tiveram 12 (sim, doze) furos. Um por causa de uma avaria é certo.
Mas estes dois fugiram á regra, pois nos restantes, o número de furos era o normal digamos, mas mesmo dentro deste "normal", a maioria foram nas tão amadas (ou não) rodas de 29".
Já experimentei uma bike destas, e confesso, a diferença sente-se, e em algumas situações sente-se bastante mesmo, mas também não como alguns dizem, pois por vezes ouço a malta falar e parece que nem estão a falar de bicicletas, se é que me faço entender.
Na minha opinião (já sei, e quem sou eu?), essas rodas são melhores em alguns aspectos, e piores noutros, e apesar de em alguns deles gostar, outro há que detesto, pois ver alguém que gasta um quadro de medida pequena (o meu caso) com essas rodas, faz-me lembrar um anão numa bike gigante... Feio!!! Isto para não falar na anatomia, mas já não quero entrar por aqui.
E em conversa com esse mecânico, veio de encontro ao que eu senti em algumas situações... Nas descidas. Sendo a roda de maior diâmetro, é normal que passe melhor alguns obstáculos.
Se pegamos pela primeira vez numa bike e entramos logo nelas, nem se sente, agora quem anda milhares de km numa 26" e mais tarde passa para a 29", de repente sentimo-nos um "Pombo" ou um "Loureiro" a voar encosta abaixo. E em conversa com amigos meus, a primeira coisa que todos, mas mesmo todos sem excepção dizem é que... Ó FRINXAS, AQUILO A DESCER LAMBE TUDO.
De certeza que já ouviram isto, certo?
Olhem lá, aquilo pode lamber tudo, acredito que sim, e já o experimentei, mas a borracha dos pneus e material das rodas é o mesmo das 29", certo?
Não terá sido este excesso de "AQUILO A DESCER LAMBE TUDO" que provocou tamanha percentagem de furos???
Caso não se acreditem, falem com os mecânicos presentes no evento, eles provam-no com números. 
Não quero com este post armar uma 2ª guerra mindial com as opiniões da malta, apenas uma curiosidade acerca do que por lá aconteceu.
 
NÃO TERÁ SIDO ESSA A CAUSA?

4 comentários:

Monica Andorinha disse...

Pq não usam liquido nos pneus ???
talvez não desse tanto problema !!

FRINXAS disse...

Mesmo com o líquido Mónica, eles, os furos, apareceram ;)

FRINXAS disse...

Já agora....

MUITO OBRIGADO PELO COMENTÁRIO :D

José Pinto disse...

Mas então, compensam a falta de técnica que as 26" exigiam (exigem) pelo facto de terem uma roda maior, é isso?