domingo, 28 de outubro de 2012

GESSO CHALLENGE - LISTA DE INSCRITOS

Devido a condições adversas, a versão roda do Gesso Challenge irá ficar sem efeito.
Mas como elas em dois dias, mudaram de opinião umas 18 vezes, até sábado tudo será possível.
Assim sendo, deixo aqui a lista actulizada para sábado, e para o percurso combinado.
Zé d'Agrela...
 António Girão...
 Nelson Cordeiro... Talvez.
 Filipe queijo magro...
 Gregori...
 João, grande mijão...
 José Dias...
 Manel...
 Vaca Louca e Frinxas...
 Luís Leite...
 Paulo...
 Miguel...
 Rui Faria...
 Ana Rita...
João...
Não, o Terrível não vai, mas há sérias hipóteses de o apanharmos.
Domingos...
A volta será a prevista...
ERMESINDE, AMARANTE, ALTO DE ESPINHO, CAMPEÃ, MONDIM DE BASTO, FAFE, GUIMARÃES, SANTO TIRSO, ERMESINDE.
A hora de partida está ainda a ser resolvida.
Se não for antes, até sábado malta.

2012 , retrospectiva de uma época - by Frinxas

Bem, antes de começar a escrever algo, devo dizer o seguinte;
Como escrevi no título, esta "retrospectiva" vai ser á moda do Frinxas, e só por isso, mesmo que alguém se identifique com algo que escrevi, não devem levar isto como crítica, ou crítica a ti, apenas é a minha opinião. Se caso alguém assim o entenda... Paciência, azar o teu.
E cá vai então a retrospectiva desta última época do Frinxas...
...
E a cena começa logo por aqui... Época. Confesso que antes nunca pensava em épocas, pois elas começavam dia 1 de janeiro e terminavam dia 31 de dezembro do mesmo ano.
Dei por mim a pensar mais em planos de treino, planos esses mais confusos que algumas fórmulas que aprendia na escola. E alguns desses, diga-se que deixavam muito a desejar. Mas quem sou eu, certo?

   
       Agora fico a pensar (sim malta, também penso) porque raio tenho que parar de fazer umas das coisas que mais gosto, apenas porque é essa fase da tão famosa época.
      Dou por mim a pensar porque raio tenho de gastar mais de €100 por mês só para não estragar o raio da época.
      Mas afinal, o que é isto de uma época?
      Nunca o entendi para ser sincero.
      Mas é tipo andar sozinho feito tolo durante 10 ou 11 meses do ano.
     
 
      Já não falo das conversas da malta que mudaram muito.
      Antes falávamos mais dos saltos e das paisagens, mas
hoje as coisas são bem diferentes. Desde classificações a pulsos
médios e dietas, mas raras são as vezes em que as conversas não
passam disto, certo?


       Já fomos todos assim. Uns por lá ficam mais tempo, outros lá abandonam esse mundo das épocas e dietas. Sim, como todos também já acreditei nesse mundo da competição. Acreditei até este ano, altura do meu acidente em abril. Como homem (vá, podem-se rir com esta do homem), confesso que nunca nada mexeu tanto comigo como o que sucedeu nesse momento, mas pior que o acidente, foi o que se passou nos dias seguintes. Muitos saberão, outros não, mas também não quero escrever sobre isso, porque já diz a malta que, QUANTO MAIS SE MEXE NA MERDA, MAIS CHEIRO ELA DEITA.


       Depressa chagamos á conclusão que, neste belo mundo ganha mais quem veste gravata e nem de bike sabe andar, que aquele que abdica de horas de bem estar com a família ou amigos, e tudo para nada.
      Claro que alguns são felizes assim, mas eu não.
      Antes havia a moda do btt, lembram-se?
      Pois, essa moda já era, e agora é uma nova onda, a da competição. E choca-me ver alguém com idade para ser meu pai a acreditar nisso, e a ficarem suspensos comerem bifes al Contador.
 
      Longe vão os tempos em que se combinavam passeios e voltas com a malta. Hoje ainda os há, mas depois vão-se todos gabar ao novo confessionário (antes era a loja da zona, hoje é o facebook) o que fizeram. Hoje não se espera por alguém que tem um furo, e até se abandonam colegas bem doentes no monte, e vi disso há bem pouco tempo.
      Hoje convido alguém para um passeio, e, em vez de me perguntarem por onde é, sabem dizer que estão a andar mal, e não andam tanto como eu, e que... E que... E que... Mesmo quando sabem que no espaço de um mês, pego 3 vezes numa bike. E acreditem que, com o tempo isto começa a meter um nojo do caneco mesmo.
Bem, mas retomando a época... A minha terminou. Muito dificilmente me irão ver a fazer a mesma subida umas 20 vezes seguidas, sempre com o coração na boca. Muito dificilmente me irão ver a fazer dietas. Muito dificilmente me irão ver federado (atenção... Um federado é igual a ti, tem duas pernas e dois braços, cabeça e dois tomates, apenas está inscrito numa federação, entendes? Não é nenhum extra terrestre).
Deixar de pedalar? Nada disso. Nunca o irei deixar de fazer, quanto mais não seja porque é uma maneira de poupar os mais de €100 por mês, mas irei voltar (já voltei há muito) aquela fase em que as épocas terão de novo 365 dias, aquela fase em que fazia horas e horas em cima da bike, comia e bebia de tudo um pouco, aquela mesma fase em que, confesso... ERA BEM MAIS FELIZ NA BIKE.
E dou de conselho a que todos o façam.
Seja a fazer dietas, seja com mega bikes, seja com mega dietas, seja a agradecer no facebook todo o apoio dos patrocinadores (mesmo quando são vocês que pagam tudo) e família (mesmo que ela esteja contra, mesmo que seja a nú, e como dizia o "outro"...
 
FAZ FAVOR DE SEREM FELIZES.
 
p.s: não se acreditam nos agradecimentos? Vão aos domingos á noite olhar para o facebook hehehe

Sky Road GranFondo na Lousã, by Frinxas & Vaca Louca

Na impossibilidade de me deslocar á Lousã no dia do evento, lá decidi ir, na companhia do Zé, até á serra da Lousã para conhecermos o percurso.
 Na hora da partida, atrasada como sempre, olhávamos para o alto da serra e chegava a assustar de tão negro que estava o céu, mas feitos e armados em d. Afonso Henriques, lá fomos os 4 (nós e as bikes) serra acima.
Diziam-nos que as paisagens e vistas daquela vertente da serra era excelente, e vamos acreditar que sim, pois não se viam para além de 10 metros á frente do nosso nariz, mas digo-te Anita, o piso era excelente!!!
 A primeira subida, longa mas não muito constante, deu para pormos á prova os nossos motores, pois conseguimos fazer média acima... Dos 5km/h!!! Uma pura loucura.
Apesar da opinião de muitos, adoro aquela zona, e diga-se o que se disser, aquilo é lindo por lá.
 Estradas que pareciam não ter fim, algumas rectas planas, mas muito poucas mesmo, se é que existiam zonas planas, mas sempre com um cheiro a floresta no ar e sem carros, coisa completamente diferente daquelas que estamos acostumados.
 Podemos não ter tido direito á festa que os inscritos do evento tiveram, nem aos tambores, mas diversão, bem, essa garanto-vos que não faltou, ou não tivesse eu na companhia... Dele!!!
 Volta e meia lá nos iam aparecendo umas belas paredes pela frente, algumas delas de muita dureza, mas eramos completamente absorvidos pelas paisagens envolventes e faziam com que podéssemos esquecer a inclinação do alcatrão!
 As vistas, essas eram completamente arrebatadoras... Mesmo!!!
Só tínhamos pna que, para termos direito a elas, tinhamos sempre que subir, e subir mesmo muito!
 Muitas vezes chevámos mesmo a sentir uma certa solidão ali no meio daquela rocha toda, e por vezes, ao olhar á nossa volta, sentíamo-nos mesmo muito pequenos.
Ao ver esta placa aqli perdida, veio-me á mente uma bela de uma caminhada ali pela zona.
Nunca se sabe...
 Uma das zonas que ambos mais gostamos, foi a da barragem de Santa Luzia.
Lá no alto, lá tiramos mais umas fotos, mas nunca imaginaríamos o que nos iria aparecer pela frente... Uma descida arrebatadora, logo seguida de uma vista da barragem completamente única, vale a pena lá ir, mas como diz o ditado, tudo o que desce, terá que subir mais tarde ou mais cedo, e assim foi...
QUE RAIO DE PAREDE. Quando olhava á minha frente não queria acreditar, e pior fiquei quando, ao olhar para o gps, constatei que o desenho sa estrada era exactamente igual ao que tinha no track!!!
Deu para reparar que foi um desvio propositado para a dureza diriam alguns, mas acreditem, foi um bocado de estrada duro de facto, muito duro, mas de uma beleza sem fim.
 E agora, como bons palhaços que somos, teríamos que eleger as melhores partes do percurso.
Numa delas, o Zé bem tentou, mas não conseguiu vender nada mesmo.
O nosso pequeno país e a tão nossa querida língua por vezes provoca-nos umas belas risadas, e acreditem, aqui nesta zona fartamo-nos de rir e tirar fotos com fartura.
Dissemos coisas que, por razões lógicas não vou escrever aqui, mas o suficiente para nos fazer perder tempos sem fim para nos por em cima das bikes, pois nem força para tal tínhamos.
Para recordar...
 Mas antes de chegarmos á famosa VENDA DA GAITA, fomos brindados com umas belas bifanas, no mais belo... CAFÉ DA PICHA.
Que querem que vos diga? Não posso dizer nada mesmo para não ferir suscetibilidades, mas acreditem que desconhecia por completo as bifanas... Da Picha.
Pelo meio do almoço soube que o Zé só... "PARA MIM, COISINHAS COM BOLHINHAS SÓ MINES MESMO", e soube que naquele café existiam á venda várias recordações... Da Picha.
 Bem, muitas risadas e lá seguimos nós caminho pois as horas iam-se passando e os km não.
Depois de mais uma looooonga subida para a Lousã, animados pois sabíamos que seria a última do dia, fomos brindados com mais uma dose de enorme nevoeiro, mas não o suficiente para demover o nosso ânimo, pois sabíamos que vinha pela nossa frente uma enorme descida.
Mas o que a malta tanto esperava, ficou um pouco em águas de bacalhau. O piso húmido e as muitas folhas e areias na estradas devido ás últimas chuvadas, obrigou-nos a ter muita calma pela descida, mas por muita atenção que podessemos ter, eramos sempre obrigados a olhar para os lados, pois aqueles tons acastanhados, típicos desta época do ano, deixou-nos estarreciados aos nossos olhares.
Foi com muita pena minha que não fotografei o castelo, pois aquilo é muito lindo, mas a pena passou logo quando, a meio da longa descida, nos aparece um carro pela frente, feito maluco a apitar.
Por momentos pensei que seria daqueles que nos obrigaria a chamar-lhes de doutores, mas não...
Pedro e Joaninha, acompanhados de um belo cesto que, no seu interior, estavam nada mais nada menos do que, sandes de presunto, pastéis de nata e mais açúcares, coca cola e muita, mas mesmo muita simpatia. Nunca espararia tal situação.
Depois de muita letra a sair pelas bocas fora, lá seguimos o resto da estrada até ao final.
Lá, mais duas de letra com o Casal Joaninha (hehehe), e lá fomos á nossa vida.
De salientar o excelente dia passado, o percurso foi duro de facto, mas de uma beleza como a que não estamos acostumados pelas nossas zonas.
Foi um dia longo, frio, quente, húmido e seco, tivemos de tudo um pouco. Foi um passeio, mas passeio como todas as letras da palavra referem.
Não me lembrava da última vez que curti tanto em cima da bicicleta.
Depois das cerca de 6h30 em cima do selim, dos não sei quantos mil metros de acumulado, e das risadas que demos, posso dizer que fomos uns "bredadéirus" Ranndonneurs Zé.
Já agora, chegou.me aos ouvidos de umas paisagens excelentes ali para São Pedro so Sul. Será a nossa próxima?
Para terminar, em meu noem e de certeza que em nome do Zé...
 
JOANINHA E PEDRO...
 
MUITO, MAS MUITO OBRIGADO PELA VOSSA SIMPATIA E EXCELENTE HOSPITALIDADE.
FOI UMA EXCELENTE SURPRESA.
 
p.s.:na próxima tragam um chá para o Zé. Ele é assim!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

NO COMENT

Impressionante mesmo!!!
 
P A L H A Ç O S
 

Nunca me tinha ocorrido

Foi durante um destes dias que, enquanto li um relato do Paulo Pinto, que fiquei umas boas horas a pensar no sucedido.
Andam aqueles palhaços a "obrigar" a malta a ir para fora do país, deixar família, amigos e a sua própria vida, indo á procura do desconhecido.
Segundo eles, é das maiores vagas de saídas de malta jovem com cursos.
De repente lembrei-me de algo...
A Marta já tem nove anos, e é assustador o pensamento, acreditem que sim!!!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Carta a Lance Armstrong - 2 / O milagre

Bem, antes de te começar a lixar a tola Lance, aviso já que estou a escrever isto sem nada pensado. Vou escrevendo conforme me dá ma mona, e vai ser difícil. Acabei agora mesmo de chegar a casa e a Sandra está ali com o texto do costume:
-Ainda agora chegaste e já vais para o computador?
Enfim, tu sabes como são as mulheres pá. Vá lá que uma das tuas era cantora, e ao ouvir o que eu ouço, sempre teria mais timbre... Acho eu.
Pois, é, mas digo-te que fiquei meio lixado contigo. Estava mesmo esperançado numa resposta tua, e afinal... Nada! Isso não se faz pá. Tiveste o trabalho de responder ao Pat (McQuaid) e aos amigos dele, podias bem ter-me respondido algo. Não tiveste hombridade (fui eu que escrevi esta palavra?) para tal, mas ok, faço um esforço por fazer de conta que te entendo.
Ora vamos lá então, muita malta me acusa de não ler, ou ler pouco, mas é mentira. Leio o JN todos os dias, a BikeMagazine, lia a OnBike, leio a Maria da minha sogra aos domingos, mas neste dia prefiro a revista do JOGO por causa das gaijas, e por aí fora, mas hoje, e por tua causa, aconteceram dois milagres, é verdade, e logo dois.
 O primeiro é que me fartei de ler pá. Toda a gente falava e escrevia sobre ti.
Primeiro pensei que deveria estar tudo maluco, mas não... Estavam mesmo a falar de ciclismo e ciclistas e essas coisas todas que só falam (ou escrevem) uma ou duas vezes por ano.
Por momentos, até eu mesmo cheguei a esquecer a troika, aquela maluca, e mesmo os tones dos lagartos que andam lá aos socos uns aos outros, e tudo... Por tua causa pá.
 Não imaginas a quantidade de palavras que escreveram sibre ti hoje. Algumas confesso, pareciam mais teorias da conspiração mesmo. Até te confundiram, e vestiram-te como um astronauta. Não te acreditas pá? Vai lá ver isto então. Mas para quem está de fora, começa a ficar mesmo com uma idéia (mais) errada do que é o ciclismo.
p.s.: a quem está a ler e não sabe o que é ciclismo, comprem qualquer um dos jornais de hoje... Qualquer um mesmo.
 Foi tão grande o teu feito, aos olhos destes palhaços, que, para além de me por a ler horas a fio, conseguiste a proeza de alcançar outro milagre... Até no PÚBLICO apareceste hoje pá, vê lá bem.
Jornal especialista em gravatolas e cenas do género, mas desceram tão baixo, mas tão baixo hoje, que colocaram uma notícia sobre ciclismo, imagina tu pá.
Um dia até me dei ao trabalho de lhes enviar um mail, que nunca me responderam, mas finalmente lembraram-se do ciclismo e dos ciclistas.
 Mas queres outro milagre pá?
Sabes aqueles meninos mimados da Rua Gonçalo Cristóvão que, desde que perderam a organização da VOLTA A "PORTUGAL", ou parte dele, nunca mais escreveram nada? Esses mesmo, aqueles que no Tour ou na tua 7ª vitória publicaram um anúncio do tamanho de um daqueles da necrologia?
Esses mesmo. Aquele que pura e simplesmente cagou no ciclismo tudo por causa de um capricho?
É verdade pá, até eles se deram ao trabalho de escrever algo sobre ti. E repara bem na foto, foram quase duas páginas. Vê lá bem aqueles malucos!!! Cá para mim devem ser (este e todos) amigos do Pat.
 Bem, e assim foi passado o meu dia pá.
Fiquei consolado de tanto ler sobre ti. Quem te viu e quem te vê... Está um homem.
Por tua causa a Giro vendeu milhares de capacetes, e por tua causa a NIKE lucrou milhões, e também por tua causa os xinocas lembraram-se de fazer umas imitações (muito reles diga-se) dos teus óculos, mas acredita, aquilo vendeu pa caneco pá. Agora tudo e todos te andam a cagar na cara... É normal, já não fazes vender mais nada, a não ser aos meninos da Gonçalo Cristóvão e aos amigos!!! É pena.
Sabes que mais, quando um desses te for bater á porta, diz-me onde ele/a mora. Para quê? Bater? Não, nada disso, só peso 62kg pá, mas é apenas para lhes ir cagar á porta mesmo pá.
Digam o que disserem e escrevam o que escreverem, as 7 ninguém te vai tirar, nem a pulseira amarela do meu pulso, que por acaso rebentou domingo, mas já tenho outra.
Bem, e porque escrevi isto?
Bem, o blog é meu, e foi um desabafo á Frinxas meus caros.
Confesso que o que vi e li hoje, apesar de ser tudo verdade ou quase verdade ou por ficar verdade, fico mesmo desanimado que só se lembrem de escrever sobre ciclismo nestas ocasiões, mas sabem como é, certo? É a sociedade em que vivemos. Outro resultado não seria de esperar.
Nunca vi ninguém ou nehum destes palhaços escreverem sobre o resto que ele fez para além do ciclismo, mas também sei que daqui a 10 anos estarei a escrever isto, pois já falo deste tema com os amigos há muito tempo já.
Para terminar... SEMPRE LANCE!!! A Sandra já está vermelha de tanto berrar já.
 
p.s.: ó pá, olha para a última foto!!! Escolhe outro bikini môsso!!! Ficas a matar assim!!!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

GESSO CHALLENGE

GESSO CHALLENGE...
A DATA APROXIMA-SE!!!

Carta a Lance Armstrong

Já que o enfermeiro escreveu uma carta ao Cavaco, eu escrevo uma ao americano...
 
Obrigado pá.
Por tua causa hoje de manhã, a 1ª coisa que escutei na rádio nem foi a troika, mas sim o teu nome.
Achei estranho de facto começarem logo a falar de ciclismo...
 Para quem não sabe, repórteres e afins, ciclismo é aquele desporto que existe todo o ano e não só uma ou duas vezes por ano, nem apenas quando alguém é apanhado nas malhas do doping.
 Sim, apanhado, pois tomar ou comer ou mexer, todos, ou quase todos o fazem senhores repórteres, incluindo aqueles futebolistas e não só que todos os anos acusam, mas que vocês não querem, ou não  vos deixem falar ou escrever sobre os mesmo. Mas também vos entendo, pois eu também não iria perder tempo com tipos que ninguém conhece certo?
 Fodido é mesmo saber que, na época dourada da eritropoietina, todos eram amigos dela. Mas todos mesmo. Alguns tiveram o "azar" de serem apanhados, outros repetentes, e outros, como este tipo das fotos, foi confiar nas pessoas que menos deveria... Talvez!
Sim, aqueles 3 meninos que o acusam, também assumem publicamente que fizeram algo que não deveriam, mas porque raio ninguém fala deles?
Claro que esses 3 ou 4 não deram as mesmas dores de cabeça (ou cornos) aos "avec's" que este senhor deu, assim como um tal de Rasmunsen, e aquele careca que morreu antes disso, pois a esta hora já o teriam matado de outra forma de certeza, mas enfim, quem sou eu, certo?
Agora para ti ó Lance, aqui há uns anos atrás, andavas tu engalinhados lá com a cantora, fui de propósito a Vila Real de Santo António só para te ver passar durante... 5 ou 6 segundos, e confesso que arrepiava ver-te. Por todos os aspectos claro.
Fiquei teu fã principalmente depois do que fizeste á esposa do Manel. Não lhe fizeste nem deste nada eu sei, mas acredita, ela ficou bem melhor depois de te ter ouvido no hotel!!!
Vê lá que até tem na sala uma parede pintada com a vossa cara... E o marido não se importa.
Agora ouço falar isto de ti...!!! Só me fodes pá!
Até entendo que isto seja muita, mas mesmo muita pressão em cima daqueles tipos, e mais estranho é que, quando um dos que manda nesses batas brancas, já esteve suspenso também, e continua ligado ao ciclismo, mas quem sou eu, certo?
E sei também que esses motores não andam só a clarinhas de Fão, mas possa, sou sincero, fiquei assim meio "coiso" depois do que ouvi e do que li acerca de ti pá. Se calhar até é isso que eles querem, aqueles palhaços, mas que queres????
Pelo menos dizias algo, sabes que basta dizeres "A" ou dizeres "B" e todos nós acreditamos em ti!!!
Estás cansado de os aturar? E depois? O meu patrão só me f*de a tola e eu atuto-o e ele a mim, e olha, amamo-nos loucamente pá.
Culpado ou não, uma coisa ninguém te vai tirar, as vitórias serão sempre tuas.
Culpado ou não, uma coisa ninguém te vai tirar... As horas que perdi a ver-te.

Agora irei ficar á espera de uma resposta tua pá!!!