sábado, 25 de junho de 2011

Doping genético

Estava eu sozinho a curtir uma de solidão no sofá, e a pensar porque raio não tenho tido algum apetite para pedalar ultimamente, quando começo a ver um documentário na televisão acerca de um tema muito conhecedor de todos, mas sobre o qual impera um silêncio geral.


É certo que estes temas são mais falados com a aproximação dos Jogos Olímpicos, mas não deixou de ter a minha atenção, e acreditem, vi e ouvi coisas que pensava existirem apenas nos filmes da Star Wars! E para quem pensa que o doping passa por sais na água, magnésio nos dias dos eventos, inibidores de ácido lácteo e os recuperadores da GoldNutricion... Estamos todos a anos luz do que realmente se passa por aí fora.


Claro que quando se fala ou escreve sobre doping, vem logo á cabeça fotos ou imagens de ciclistas, mas foi "bom" de ler alguns nomes de remo, voleibol, ténis de mesa... É que começava eu a pensar que estas coisas apenas existiam á volta dos pedaleiros!!!


Ora, segundo entendi, uns senhores escolhem umas moléculas e com uma mala de ferramentas vão modifica-las ao ponto de as tornarem perfeitas para um tipo de função, por exemplo... Carregar oxigénio (um exemplo em mil apenas). Já podem imaginar o resultado...
Depois de escolhidas e seleccionadas as tais moléculas, e células e coisas com nomes mais estranhos do que estes, começam a arranjar transporte para o corpo humano. Bem, coisa simples, mas o pior foi quando vi que estão a pensar criar um ser humano perfeito para o desporto!?!?!?!?
Ora, e quando se fala nisto, o mais certo é já o terem feito.
Porquê?
Porque ao ver o dito documentário, pensava que eram coisas que apenas iriam acontecer daqui a algumas décadas, fico mais "coiso" quando vi que alguns atletas já foram controlados e com factores que indicam que usaram este tipo de doping. O problema é que ainda não estamos avançados o suficiente para conseguir detectar esta manipulação genética... Ainda! Ou se calhar até estamos mas os €'s falam mais alto por enquanto.
Aqui á uns ano quando "todos" usavam e abusavam da EPO, ninguém a conhecia, e passado uma década foi escândalo atrás de escândalo, é facil começar a imginar o que nos irá aparecer nas televisões daqui a uns anos.

Mas é incrível ao ponto que a medicina evolui, e os montantes MILIONÁRIOS que envolvem este tipo de práticas.
E não pensem que se tratam apenas de ciclistas, porque numa pequena e simples pesquisa encontramos nomes e algumas modalidades que pensamos não haver algum esforço físico.

É pena pois a continuar assim todos iremos sentir enormes saudades deste nosso velho amigo...


Bem, vou continuar a pensar na cauda desta falta de ânimo agora!!!

1 comentário:

Unknown disse...

Amigo, é por causa de coisas dessas que cada vez gosto mais de ser amador e dos "rascas".