domingo, 28 de outubro de 2012

Sky Road GranFondo na Lousã, by Frinxas & Vaca Louca

Na impossibilidade de me deslocar á Lousã no dia do evento, lá decidi ir, na companhia do Zé, até á serra da Lousã para conhecermos o percurso.
 Na hora da partida, atrasada como sempre, olhávamos para o alto da serra e chegava a assustar de tão negro que estava o céu, mas feitos e armados em d. Afonso Henriques, lá fomos os 4 (nós e as bikes) serra acima.
Diziam-nos que as paisagens e vistas daquela vertente da serra era excelente, e vamos acreditar que sim, pois não se viam para além de 10 metros á frente do nosso nariz, mas digo-te Anita, o piso era excelente!!!
 A primeira subida, longa mas não muito constante, deu para pormos á prova os nossos motores, pois conseguimos fazer média acima... Dos 5km/h!!! Uma pura loucura.
Apesar da opinião de muitos, adoro aquela zona, e diga-se o que se disser, aquilo é lindo por lá.
 Estradas que pareciam não ter fim, algumas rectas planas, mas muito poucas mesmo, se é que existiam zonas planas, mas sempre com um cheiro a floresta no ar e sem carros, coisa completamente diferente daquelas que estamos acostumados.
 Podemos não ter tido direito á festa que os inscritos do evento tiveram, nem aos tambores, mas diversão, bem, essa garanto-vos que não faltou, ou não tivesse eu na companhia... Dele!!!
 Volta e meia lá nos iam aparecendo umas belas paredes pela frente, algumas delas de muita dureza, mas eramos completamente absorvidos pelas paisagens envolventes e faziam com que podéssemos esquecer a inclinação do alcatrão!
 As vistas, essas eram completamente arrebatadoras... Mesmo!!!
Só tínhamos pna que, para termos direito a elas, tinhamos sempre que subir, e subir mesmo muito!
 Muitas vezes chevámos mesmo a sentir uma certa solidão ali no meio daquela rocha toda, e por vezes, ao olhar á nossa volta, sentíamo-nos mesmo muito pequenos.
Ao ver esta placa aqli perdida, veio-me á mente uma bela de uma caminhada ali pela zona.
Nunca se sabe...
 Uma das zonas que ambos mais gostamos, foi a da barragem de Santa Luzia.
Lá no alto, lá tiramos mais umas fotos, mas nunca imaginaríamos o que nos iria aparecer pela frente... Uma descida arrebatadora, logo seguida de uma vista da barragem completamente única, vale a pena lá ir, mas como diz o ditado, tudo o que desce, terá que subir mais tarde ou mais cedo, e assim foi...
QUE RAIO DE PAREDE. Quando olhava á minha frente não queria acreditar, e pior fiquei quando, ao olhar para o gps, constatei que o desenho sa estrada era exactamente igual ao que tinha no track!!!
Deu para reparar que foi um desvio propositado para a dureza diriam alguns, mas acreditem, foi um bocado de estrada duro de facto, muito duro, mas de uma beleza sem fim.
 E agora, como bons palhaços que somos, teríamos que eleger as melhores partes do percurso.
Numa delas, o Zé bem tentou, mas não conseguiu vender nada mesmo.
O nosso pequeno país e a tão nossa querida língua por vezes provoca-nos umas belas risadas, e acreditem, aqui nesta zona fartamo-nos de rir e tirar fotos com fartura.
Dissemos coisas que, por razões lógicas não vou escrever aqui, mas o suficiente para nos fazer perder tempos sem fim para nos por em cima das bikes, pois nem força para tal tínhamos.
Para recordar...
 Mas antes de chegarmos á famosa VENDA DA GAITA, fomos brindados com umas belas bifanas, no mais belo... CAFÉ DA PICHA.
Que querem que vos diga? Não posso dizer nada mesmo para não ferir suscetibilidades, mas acreditem que desconhecia por completo as bifanas... Da Picha.
Pelo meio do almoço soube que o Zé só... "PARA MIM, COISINHAS COM BOLHINHAS SÓ MINES MESMO", e soube que naquele café existiam á venda várias recordações... Da Picha.
 Bem, muitas risadas e lá seguimos nós caminho pois as horas iam-se passando e os km não.
Depois de mais uma looooonga subida para a Lousã, animados pois sabíamos que seria a última do dia, fomos brindados com mais uma dose de enorme nevoeiro, mas não o suficiente para demover o nosso ânimo, pois sabíamos que vinha pela nossa frente uma enorme descida.
Mas o que a malta tanto esperava, ficou um pouco em águas de bacalhau. O piso húmido e as muitas folhas e areias na estradas devido ás últimas chuvadas, obrigou-nos a ter muita calma pela descida, mas por muita atenção que podessemos ter, eramos sempre obrigados a olhar para os lados, pois aqueles tons acastanhados, típicos desta época do ano, deixou-nos estarreciados aos nossos olhares.
Foi com muita pena minha que não fotografei o castelo, pois aquilo é muito lindo, mas a pena passou logo quando, a meio da longa descida, nos aparece um carro pela frente, feito maluco a apitar.
Por momentos pensei que seria daqueles que nos obrigaria a chamar-lhes de doutores, mas não...
Pedro e Joaninha, acompanhados de um belo cesto que, no seu interior, estavam nada mais nada menos do que, sandes de presunto, pastéis de nata e mais açúcares, coca cola e muita, mas mesmo muita simpatia. Nunca espararia tal situação.
Depois de muita letra a sair pelas bocas fora, lá seguimos o resto da estrada até ao final.
Lá, mais duas de letra com o Casal Joaninha (hehehe), e lá fomos á nossa vida.
De salientar o excelente dia passado, o percurso foi duro de facto, mas de uma beleza como a que não estamos acostumados pelas nossas zonas.
Foi um dia longo, frio, quente, húmido e seco, tivemos de tudo um pouco. Foi um passeio, mas passeio como todas as letras da palavra referem.
Não me lembrava da última vez que curti tanto em cima da bicicleta.
Depois das cerca de 6h30 em cima do selim, dos não sei quantos mil metros de acumulado, e das risadas que demos, posso dizer que fomos uns "bredadéirus" Ranndonneurs Zé.
Já agora, chegou.me aos ouvidos de umas paisagens excelentes ali para São Pedro so Sul. Será a nossa próxima?
Para terminar, em meu noem e de certeza que em nome do Zé...
 
JOANINHA E PEDRO...
 
MUITO, MAS MUITO OBRIGADO PELA VOSSA SIMPATIA E EXCELENTE HOSPITALIDADE.
FOI UMA EXCELENTE SURPRESA.
 
p.s.:na próxima tragam um chá para o Zé. Ele é assim!

2 comentários:

Anónimo disse...

Sem duvidas grande PASSEIO, exelente companhia, e grandes momentos que ficam gravados na memória para sempre, quanto ao agradecimento é certo e devido o meu obrigado assim como o teu frinxas aos nossos amigos Pedro e Joaninha. Quanto a proximos passeios venham mais e conta comigo para muitas maluqueiras dessas.

Daniel Carvalho disse...

Nice :)
com vocês os dois tem de ter sido fixe.