quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Aos senhores automobilistas

Tenho estado muito ausente destas lides, mas deve-se ao facto de, neste momento, estar a fazer parte daquela malta que trabalha. Saudades do gesso? Não. Da fisioterapia? MUITA.
Ora, e agora que estou a trabalhar e a bike sempre como meio de transporte, e os treinos bem mais usuais, é normal que o tempo em cima da bike, e logo na estrada, seja muito.Uma coisa que já me tinha esquecido, era desta bela manobra que muitos, mas mesmo muitos automobilistas gostam e adoram fazer. Basta andar pela estrada fora, e olhem que eu ando muito (de bike ou viaturas), é nítido o aumento de stress da malta nas estradas, e por vezes para ganharem meros segundos, fazem asneiras daquelas que não lembra a ninguém.
E agora, falando para quem anda de bike, já devem ter reparado em cenas como esta da imagem...
Vamos nós nas nossas voltas ou treinos, e vemos que um carro á frente vai virar á esquerda por exemplo. Deixamo-nos para trás e começamos a ir mais pela direita. Ora, o senhor que está atrás desse tal que vai virar, mesmo sabendo que não pode passar, e mesmo sabendo que vai uma bike (aqueles sacanas dos ciclistas) atrás dele, teima em chegar-se para á berma e ficar ali parado. Há aqueles que sobem passeios, e passam valetas. É uma nova moda. Se calhar são os mesmos que a conduzir, gastam mais em desgaste da bomba de direcção a desviarem-se das tampas, do que o que gastam em amortecedores, mas mesmo assim adoram subir passeios, mesmo quando mais á frente o trânsito está parado.Ora, facilitar os outros ninguém é obrigado... Em princípio. Agora digam-me porque é que tanto gostam de complicar?Ando na estrada, e faço asneiras também, mas acho que a cada dia que passa, está a ficar uma moda do caneco isto.
Costumo dizer que em Portugal (e Itália) é onde se cumprem mais as regras de trânsito, pois só existem duas... Não vale matar nem arrancar olhos.Mas num país como este onde os ciclistas serão sempre aqueles que andam no meio da estrada... Nada feito.
Sei que ao escrever isto, muitos terão essa opinião, aliás, ainda estes dias li um editorial numa revista da especialidade (ciclismo), em que tem lá uns belos mandamentos. Assim sendo, não há maneira de melhorarmos claro.
Ou daquela célebre corrida aqui á uns anos, em hora de ponta, na zona de Lisboa, entre um Porsche, táxi, autocarro e uma bike. No dia seguinte era capa num jornal conceituado que "Autocarro ganha "corrida" a porsche", ou uma coisa do género. Por acaso o 1º a terminar essa tal corrida, foi o pobre do cilcista, mas isso são pormenores.
Também me lembro de um fórum que estava a assistir, em que o tema era o facto dos ciclistas andarem nas estradas nacionais, no meio, essas coisas todas muito más. A certo momento ligou um espanhol, a trabalhar em Portugal, e disse que em Espanha isto nem se discute. É bicicleta e ponto. Ganha sempre em todos os aspectos. Imaginem se ligava um inglês ou um holandês.
E ESTA HEIN?
Ora, lendo tudo isto, acho que aquela bela manobra do desenho será uma coisa mesmo muito cómica, ou simples, não?
! ! ! . . . BOAS PEDALADAS . . . ! ! !

Sem comentários: